SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A temporalidade do aqui-e-agora gestáltico: implicações teóricas e práticas"Duas faces da mesma moeda": vivência dos psicólogos que atuam na rede de atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GIUMELLI, Raísa Duquia  e  SANTOS, Marciane Cleuri Pereira. Convivência com animais de estimação: um estudo fenomenológico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 49-58. ISSN 1809-6867.

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre a influência da convivência com animais de estimação na vida das pessoas a partir da percepção dos tutores. Os voluntários para a realização da pesquisa foram seis estudantes universitários, tutores de no mínimo um animal de estimação. Através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, foi possível coletar o perfil dos participantes, as percepções que eles possuem sobre a influência dos animais de estimação na vida das pessoas, os benefícios, os aspectos negativos e os sentimentos envolvidos nessa relação. A média de idade dos participantes da pesquisa foi de 22 anos, sendo dois participantes do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Analisando os resultados obtidos através do método fenomenológico observou-se que todos os entrevistados trouxeram elementos positivos na relação com seus animais, enquanto os aspectos negativos foram associados com cuidados de higiene, doenças e morte do animal.

Palavras-chave : Animais de estimação; Relação homem-animal; Pesquisa Fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License