SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Convivência com animais de estimação: um estudo fenomenológicoA psicologia humanista na revista "psicologia atual" de 1977-1986: um ensaio hermenêutico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MUHL, Camila  e  HOLANDA, Adriano Furtado. "Duas faces da mesma moeda": vivência dos psicólogos que atuam na rede de atenção psicossocial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 59-67. ISSN 1809-6867.

A partir da instituição da Lei 10.216, da Portaria 3.088 e com a implementação da Rede de Atenção Psicossocial, a atuação em saúde mental pública no Brasil passa por grandes transformações, as quais os profissionais de saúde precisam se adaptar. O objetivo deste artigo é pesquisar e compreender as vivências dos psicólogos que atuam em saúde mental pública têm no cotidiano do seu serviço. Para tal, optou-se por um estudo fenomenológico onde foi realizada entrevista aberta com seis psicólogos que atuavam na Rede de Atenção Psicossocial. Como resultado, chegou-se ao entendimento de que esta é uma experiência bastante conflituosa, em que a vivência do psicólogo fica presa em dualidades: satisfação versus frustração, identificação com a área de saúde mental versus designação aleatória para o cargo, legislação versus realidade do serviço, e vida profissional versus vida pessoal.

Palavras-chave : Experiência; Atuação do Psicólogo; Saúde Mental; Rede de Atenção Psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License