SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Two sides of the same coin: the experience of psychologists in psychosocial care networkImpacts of reduction action according to SUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

SACOMANO, Felipe; FARIA, Nilton Júlio de  and  FERRETE, Yuri Alexandre. A psicologia humanista na revista "psicologia atual" de 1977-1986: um ensaio hermenêutico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 68-78. ISSN 1809-6867.

As décadas de 1970 e 1980 foram cenários para grandes transformações sociais no Brasil. A psicologia, como profissão, inaugurou a década de 1970 como uma novidade àqueles que buscavam alternativas aos valores apregoados pela ditadura militar, mas, ao mesmo tempo, servia para a manutenção deles. A criação de cursos de psicologia e a aceitação social desta ciência e profissão possibilitaram o surgimento de veículos de comunicação que facilitassem a difusão de conhecimentos e de fazeres psicológicos. Dentre eles, destaca-se a revista Psicologia Atual, que foi publicada em 1977 e perdurou até 1986, pelo Grupo Editorial Spagat. A presente pesquisa teve por objetivos identificar diferentes conteúdos associados à Psicologia Humanista publicados na revista, identificar os seus proponentes e depreender significados dos conteúdos publicados. Os conteúdos identificados foram categorizados em artigos, reportagens e entrevistas, e analisados por meio do método hermenêutico proposto por Hans-Georg Gadamer. Os resultados indicaram a prevalência do Psicodrama, seguido pela Gestalt-Terapia e pela Abordagem Centrada na Pessoa, nos artigos e entrevistas. As reportagens noticiavam as visitas de eminentes psicólogos estrangeiros aos Brasil. Concluiu-se que a Psicologia Humanista apresentava uma preocupação com temas sociais significativos à época, tais como família, interioridade, sexualidade e trabalho, contribuindo para uma visão subjetivista com a qual, muitas vezes, ela é relacionada.

Keywords : Psicologia Humanista; História da Psicologia; Abordagem Centrada na Pessoa; Gestalt-Terapia; Psicodrama.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License