SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A psicologia humanista na revista "psicologia atual" de 1977-1986: um ensaio hermenêuticoO clube do livro identidade: uma análise fenomenológica e gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVEIRA, Ricardo Wagner Machado da  e  D'TOLIS, Paulo Otávio Andrade Oliveira. Impactos da ação de agentes redutores de danos segundo profissionais da rede SUS. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 79-88. ISSN 1809-6867.

Este trabalho discorre sobre os impactos causados pela ação de agentes redutores de danos (rds) na rede pública de saúde da cidade de Uberlândia-MG, de acordo com a perspectiva de profissionais que compõem parte desta rede de atenção em saúde. O método utilizado para a coleta de dados desta pesquisa qualitativa é a aplicação de entrevistas semiestruturadas nesses profissionais e, para análise dos dados, foi escolhida a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que o trabalho dos rds na Rede de Saúde Pública de Uberlândia-MG contribui para que os serviços de saúde incorporem em sua rotina, práticas relacionadas com as diretrizes da reforma psiquiátrica, o que gera como impacto mudanças nas suas estratégias de funcionamento e na relação com que os usuários de drogas estabelecem com elas.

Palavras-chave : Redução de danos; Reforma psiquiátrica; Políticas de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License