SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Impactos da ação de agentes redutores de danos segundo profissionais da rede SUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GALHARDO, Diego Paulino  e  PEREIRA, Ondina Pena. O clube do livro identidade: uma análise fenomenológica e gestáltica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp. 89-96. ISSN 1809-6867.

A leitura é uma forma de nos achegarmos a nós próprios para possibilitar o surgimento daquilo que se oculta de nós mesmos, do outro que nos habita, isso porque, com a leitura, apreendemos o texto, discurso ou livro, de uma forma muito particular, conforme nossa subjetividade, e deixamos de ser "leitores" para nos tornar novos "autores" do que foi lido. Um importante fenômeno nesse processo diz respeito à desleitura, que pode ser considerada um ato em que o sujeito leitor se apropria do que está lendo, tornando sua a obra em questão - a obra com que está entrando em contato - dando-lhe continuidade, retificando trechos, ratificando experiências similares e etc., dando-lhe, assim, um significado todo pessoal. Pensando nessa forma de ler, subjetiva, pessoal e vivencial, isto é, para além de uma forma intelectualizada e objetivada, este artigo trata-se de analisar, em termos fenomenológicos e gestálticos, as reuniões do Clube do Livro Identidade, o qual é um clube de leitura de estudantes do IFB que se reuniram mensalmente para discussão de obras literárias.

Palavras-chave : Desleitura; Gestalt-terapia; Fenomenologia; Grupo terapêutico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License