SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O simbólico em Edith Stein: uma aproximação com a geograficidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FERREIRA, Rafael Bastos. Husserl, mundo-da-vida e geografia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 119-126. ISSN 1809-6867.

O trabalho tem como proposta fazer um aprofundamento fenomenológico sobre o conceito husserliano do "mundo-davida" (Lebenswelt) na ciência geográfica. Deseja-se, com isso, apresentar considerações pertinentes que nos forneça elementos positivos para produzir um debate em torno desse tema ainda pouco discutido nos seus pressupostos teóricos nesta disciplina na atualidade. Com efeito, o texto irá expor três movimentos de reflexão: a) apresentar em linhas gerais o tratamento husserliano do conceito de mundo-da-vida e o debate que lhe circunda; b) compreender na tradição da geografia humanista e fenomenológica, a partir de alguns autores, o modo como foi interpretado e requerido. Por último, c) visamos ampliar e (re) afirmar o mundo-da-vida como um horizonte e solo fundamental no estudo da ciência geográfica.

Palavras-chave : Fenomenologia; Conhecimento; Geografia fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License