SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Husserl, mundo-da-vida e geografiaPor um habitar poético: o encontro da fotografia com a poesia de Manoel de Barros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PALHARES, Virginia Lima. O simbólico em Edith Stein: uma aproximação com a geograficidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 127-133. ISSN 1809-6867.

O pensamento antropológico de Edith Stein está ancorado na fenomenologia de Husserl. Ele está voltado basicamente para conhecer e explicar a pessoa humana em profundidade. A filósofa aborda os conceitos de comunidade e empatia para compreender o ser pessoa. Em sua fase religiosa, Stein se inspira em Teresa D'Ávila e São João Batista da Cruz para clarificar a experiência mística e seus símbolos. Pretende-se, neste texto, compreender como Edith Stein explora o simbólico e o mítico em seus escritos espirituais. Serão investigados, ainda, os símbolos apresentados por Edith Stein que podem se relacionar com a geograficidade, termo criado por Eric Dardel, para explicar a profunda relação existente entre o homem e a Terra. Torna-se um desafio aproximar as ideias de Edith Stein durante sua fase religiosa ao pensamento de Eric Dardel sobre a própria possibilidade de ser no mundo através das profundas vinculações existenciais entre o homem e a Terra.

Palavras-chave : Geograficidade; Simbólico; Experiência; Místico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License