SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Por um habitar poético: o encontro da fotografia com a poesia de Manoel de BarrosO direito de sonhar em geografia: projeção bachelardiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MARANDOLA JUNIOR, Eduardo José. O imperativo estético vocativo na escrita fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 140-147. ISSN 1809-6867.

A fenomenologia é um projeto incompleto, sempre a caminho. Neste pensar constante, um dos desafios ainda pouco enfrentados é o da escrita fenomenológica que, a despeito das mudanças epistemológicas encampadas pelos fenomenologistas, não raro mantém sua escrita indistinta do restante das ciências. No entanto, há necessidade de busca de outras formas de dizer, para superar a limitação da linguagem moderna, já apontada pelos fenomenológos, em permitir que o Ser se revele. É neste sentido que Max van Manem fala do vocativo como uma necessidade para o texto fenomenológico, adotando a enunciação como sentido principal da escrita e, consequentemente, da leitura. Este se expressa como um imperativo estético, que se desdobra em diferentes modos de escrever que permitem que o intuitivo, o sensível e o não-dizível encoberto possa se desvelar, no ato de escrita-leitura. Para contribuir para o enfrentamento deste desafio pela Geografia, navego pela fenomenologia dos sentidos de Michel Serres, um mestre do texto vocativo em diferentes facetas, para compreender o sentido hermenêutico da escrita fenomenológica.

Palavras-chave : Hermenêutica; Fenomenologia geográfica; Linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License