SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O direito de sonhar em geografia: projeção bachelardianaInfância em Gaston Bachelard: reflexões sobre o ensino de geografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GUIMARAES, Ivo Venerotti  e  RIBEIRO, Viviana. Notas para pensar o sujeito: geografia humanista com Deleuze e Guattari. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 156-161. ISSN 1809-6867.

Na década de 1970, os estudos em geografia passaram por uma virada humanista. Levando em consideração o contexto dessa década, chama a atenção que, dentre as aproximações empreendidas com a filosofia, o pensamento francês pós-1960 não tenha sido considerado. Este ensaio, portanto, abarca um desafio, qual seja o de pensar a geografia humanista em suas aberturas, estreitando o diálogo com outras filosofias que também possam animá-la. No momento, apenas indicamos algumas notas de um estudo em andamento cujo esforço centra-se em pensar a geografia humanista com Deleuze e Guattari para abordar o sujeito, entendendo que "há toda uma geografia nas pessoas". Acreditamos que tal aproximação teria implicação direta para a maneira de se conceber a experiência e, por conseguinte, para o conceito de lugar.

Palavras-chave : Sujeito; Geografia humanista; Deleuze e Guattari.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License