SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Notas para pensar o sujeito: geografia humanista com Deleuze e GuattariArquitetura vernacular e paisagem amazônica: um caminho na busca pelo habitar poético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Infância em Gaston Bachelard: reflexões sobre o ensino de geografia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 162-170. ISSN 1809-6867.

O presente artigo vislumbra apresentar um texto ancorado na leitura da obra de Gaston Bachelard: "A poética do devaneio". A obra do filósofo permite refletir sobre infância e nos oferece condições para questionarmos a abertura da Geografia escolar para diferentes concepções de infância. Para tanto, este texto procura apresentar que é infância para Bachelard e ampliar seu horizonte reflexivo na relação com o ensino de Geografia. O cenário apresentado permite a interseção entre as mudanças na concepção de ciência, a trajetória e consolidação da Geografia e da Geografia escolar e a pluralidade de perspectivas sobre a noção de infância. Este entrecorte na contemporaneidade sinaliza uma busca e um encontro com uma ciência existencial que permite que o ser se revele em outras formas de ligação entre homem e terra e uma concepção de infância que tenha abertura para imaginação, memória, fantasias e devaneios. Através dessa perspectiva, a Geografia Humanista se apresenta na construção de um referencial-teórico metodológico para Geografia escolar.

Palavras-chave : Gaston Bachelard; Infância; Geografia humanista; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License