SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Infância em Gaston Bachelard: reflexões sobre o ensino de geografiaCartofilias urbanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

NOGUEIRA, Laelia Regina Batista. Arquitetura vernacular e paisagem amazônica: um caminho na busca pelo habitar poético. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 171-180. ISSN 1809-6867.

Relatar uma pesquisa é o principal objetivo deste texto. Tal pesquisa refere-se à dissertação de mestrado (Programa de Pós Graduação em arquitetura e Urbanismo - UFF) se desenvolveu em um dos lugares no qual o imaginário humano invade as profundezas da Terra. Assim a Amazônia é o lugar no qual o fenômeno estudado se revelou: o habitar poético através do qual o ribeirinho se "demora" sobre a Terra, travando com ela uma relação visceral. Tomando como abordagem metodológica os princípios fenomenológicos, é com base na ontologia Heideggeriana e tendo a poética de Bachelard como meio de abertura para o mundo, que o trabalho se desenrola, e apresenta assim a maneira como o povo ribeirinho no Amazonas habita, habitar esse que podemos ver revelado através da materialidade de suas casas - de sua arquitetura - compondo e completando a paisagem que os cerca e os invade por completo.

Palavras-chave : Fenomenologia; Amazônia; Habitar; Arquitetura; Ribeirinho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License