SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A terapia de crise segundo Alfredo Moffatt: uma proposta fenomenológico-existencialO psicodiagnóstico interventivo fenomenológico-existencial grupal como possibilidade de ação clínica do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

DOURADO, Aíla Matos; QUIRINO, Cristiane Alves; LIMA, Monzitti Baumann de Almeida  e  MELO, Shirley Macêdo Vieira de. Experiências de estudantes de psicologia em oficinas de desenvolvimento da escuta. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 209-218. ISSN 1809-6867.

Essa pesquisa insere-se na interface entre a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) e a Psicologia Clínica. O objetivo geral foi compreender como se deram as experiências de estudantes de psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Petrolina/PE), que participaram de oficinas de desenvolvimento da escuta. Especificamente, pretendeu-se descrever os resultados obtidos nos processos vivenciados nas oficinas; identificar as competências desenvolvidas e descrever os ganhos de aprendizagem obtidos. Consistiu de uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico. Participaram 19 graduandos que, respondendo a entrevistas abertas individuais com pergunta disparadora, discorreram livremente sobre suas experiências. Os resultados apontaram para alcances terapêuticos, pois as oficinas, além de repercutirem na vida pessoal e acadêmica de cada sujeito, permitiram a sensibilização para o cuidado de si e do outro. Os estudantes, também, reconheceram a escuta clínica como uma ferramenta indissociável ao trabalho do psicólogo. As principais competências desenvolvidas foram: conhecimentos sobre a prática psicológica clínica, diferenciação da escuta clínica da comum, habilidades interpessoais, sigilo e autocuidado. Concluiu-se, principalmente, que oficinas de desenvolvimento da escuta, por favorecerem a apropriação de singularidade e promoverem novos modos de subjetivação, podem constituir uma modalidade prática clínica em POT em uma instituição de ensino superior em psicologia.

Palavras-chave : Escuta; Formação do psicólogo; Psicologia organizacional e do trabalho; Desenvolvimento de competências; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License