SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O psicodiagnóstico interventivo fenomenológico-existencial grupal como possibilidade de ação clínica do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GONCALVES, Lorrany de Oliveira; FARINHA, Marciana Gonçalves  e  GOTO, Tommy Akira. Plantão psicológico em unidade básica de saúde: atendimento em abordagem humanista-fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp. 225-232. ISSN 1809-6867.

Analisando o psicólogo na Atenção Primária entendemos que, este profissional tem muito a contribuir, seja integrando a equipe ou atuando em parceria com ela. E que este trabalho seria mais abrangente no formato de Plantão Psicológico (PP), que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade. Este estudo é do tipo qualitativo-fenomenológico e buscou descrever atendimentos psicológicos realizados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Participaram da pesquisa 13 pessoas, com idades entre 10 e 80 anos, 12 pessoas eram do sexo feminino e 1 do sexo masculino, a maioria eram de baixa escolaridade e de baixa renda. Foram atendidos, primeiramente no formato de PP e, quando necessário, os clientes foram convidados a seguirem em psicoterapia. Os atendimentos foram orientados teoricamente pela abordagem Fenomenológico-Existencial. A maioria dos participantes apresentou queixa de depressão, mostrando vincular-se a problemas familiares. Houve outras queixas como luto, ansiedade, gravidez, e um caso da patologia de transtorno obsessivo compulsivo. Uma grande parcela dos clientes preferiu buscar outro plantão se sentissem necessidade a seguir um processo psicoterapêutico. Conclui-se que o Plantão Psicológico é um instrumento viável e pertinente na prevenção e promoção de saúde.

Palavras-chave : Fenomenologia; Plantão psicológico; Atenção primária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License