SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A Experiência da primeira sessão de hemodiálise: uma investigação fenomenológicaDa paralisação dos rins ao movimento da vida: percepções de pessoas em tratamento de hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Ellen Fernanda Gomes da  e  BARRETO, Carmem. Homens que vivenciam a infertilidade: clientes da "cegonha tecnológica". Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 10-21. ISSN 1809-6867.

A presente pesquisa teve como objetivo compreender a experiência de homens inférteis, os quais participam de um serviço de Reprodução Assistida. De natureza qualitativa, esta investigação está afinada à perspectiva fenomenológica hermenêutica, privilegiando a compreensão interpretativa fundada na Hermenêutica Filosófica, proposta elaborada por Gadamer. Para acesso à experiência utilizaram-se a entrevista narrativa e os registros feitos no "diário de bordo" das pesquisadoras, a partir da sua inserção no lócus da pesquisa. Os relatos dos colaboradores apontaram para dificuldades vividas durante a tentativa de métodos de Reprodução Assistida, as quais levaram a experiências de desconforto, estranheza, bem como de desesperança frente à burocracia e morosidade dos serviços prestados no hospital. Os interlocutores narraram sua vivência frente aos procedimentos técnicos/médicos, desvelando de um lado a utilidade da técnica no projeto parental e, de outro, o seu domínio na hegemonia do discurso científico e na compreensão do corpo masculino como matéria-prima a ser explorada e aperfeiçoada.

Palavras-chave : Infertilidade masculina; Psicologia; Técnicas reprodutivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License