SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1From the kidney's paralisation to the life's movement: the perceptions patients of hemodialysisIn search of a good way of applying sport psychology: contributions of gestalt-therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

ROEHE, Marcelo Vial  and  DUTRA, Elza. Compreendendo narrativas sobre suicídio com base na analítica existencial de Martin Heidegger. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 32-41. ISSN 1809-6867.

O artigo apresenta uma proposta de aproximação entre narrativas sobre suicídio e a Analítica Existencial do filósofo alemão Martin Heidegger. A Analítica heideggeriana é uma descrição fenomenológica do modo de ser humano, cujas estruturas ontológicas são consideradas como condição para manifestação de fenômenos específicos, como, por exemplo, o suicídio. Tendo em vista a Analítica de Heidegger, entende-se que o que as pessoas fazem é um desdobramento de suas possibilidades de ser. Foram entrevistados familiares de suicidas e pessoas residentes em cinco municípios do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os colaboradores da pesquisa, em número de 20, foram selecionados intencionalmente, conforme os objetivos do estudo. Os depoimentos, em forma de narrativas, foram gravados e transcritos. Posteriormente, foram compreendidos com base na Analítica Existencial de Heidegger. A discussão relaciona o suicídio com a frustração das possibilidades de ser-no-mundo e com o sofrimento correlato a uma existência irrealizada.

Keywords : Suicídio; Narrativa; Analítica existencial; Heidegger; Suicide; Narrative; Existential analytic; Heidegger.

        · abstract in Portuguese | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License