SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Da paralisação dos rins ao movimento da vida: percepções de pessoas em tratamento de hemodiáliseEm busca de uma boa forma de fazer psicologia do esporte: contribuições da gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ROEHE, Marcelo Vial  e  DUTRA, Elza. Compreendendo narrativas sobre suicídio com base na analítica existencial de Martin Heidegger. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 32-41. ISSN 1809-6867.

O artigo apresenta uma proposta de aproximação entre narrativas sobre suicídio e a Analítica Existencial do filósofo alemão Martin Heidegger. A Analítica heideggeriana é uma descrição fenomenológica do modo de ser humano, cujas estruturas ontológicas são consideradas como condição para manifestação de fenômenos específicos, como, por exemplo, o suicídio. Tendo em vista a Analítica de Heidegger, entende-se que o que as pessoas fazem é um desdobramento de suas possibilidades de ser. Foram entrevistados familiares de suicidas e pessoas residentes em cinco municípios do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os colaboradores da pesquisa, em número de 20, foram selecionados intencionalmente, conforme os objetivos do estudo. Os depoimentos, em forma de narrativas, foram gravados e transcritos. Posteriormente, foram compreendidos com base na Analítica Existencial de Heidegger. A discussão relaciona o suicídio com a frustração das possibilidades de ser-no-mundo e com o sofrimento correlato a uma existência irrealizada.

Palavras-chave : Suicídio; Narrativa; Analítica existencial; Heidegger; Suicide; Narrative; Existential analytic; Heidegger.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License