SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Compreendendo narrativas sobre suicídio com base na analítica existencial de Martin HeideggerSaberes e práticas do acompanhamento terapêutico com crianças: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SANTO, Adriana Amaral do Espírito. Em busca de uma boa forma de fazer psicologia do esporte: contribuições da gestalt-terapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 45-54. ISSN 1809-6867.

Este artigo busca apresentar a psicologia do esporte a partir de uma abordagem que ainda é raramente utilizada neste campo, embora já esteja consolidada no âmbito da psicologia há muitas décadas: a gestalt-terapia. Assim, inicialmente apresenta, em linhas gerais, em que consiste a atuação do psicólogo do esporte para, a partir daí, pensar este trabalho à luz do referencial gestáltico. O foco se dá sobre dois níveis cruciais da intervenção: a compreensão diagnóstica e a intervenção propriamente dita. O artigo aborda o esporte individual de alto rendimento, visto que a psicologia do esporte é extremamente ampla e não haveria como dar conta de todas as suas possibilidades de intervenção num único artigo.

Palavras-chave : Psicologia do esporte; Gestalt-terapia; Intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License