SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Saberes e práticas do acompanhamento terapêutico com crianças: uma revisão bibliográficaO processo de escuta na redução de da nos: contribuições de Rogers e Kierkegaard índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães  e  FARINHA, Marciana Gonçalves. Heidegger: em busca de sentido para a existência humana. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 65-73. ISSN 1809-6867.

O presente artigo aborda alguns dos principais temas da fenomenologia existencial de Martin Heidegger, tendo como fio condutor o conceito de existência. A partir de sua discussão e da explicitação de alguns existenciais da ontologia fundamental heideggeriana, compreende-se o Dasein enquanto marcado pela indeterminação ontológica, que o situa em uma condição de cuidar de ser si mesmo a cada momento em que é. É nessa perspectiva que o cuidado figura como existencial, referindo-se tanto ao ser-com-outros e à ocupação com o mundo quanto às próprias possibilidades de ser. Aponta-se para a importância da dimensão do cuidado enquanto essência mesma do exercício clínico no aí compartilhado entre terapeuta e cliente, já que consiste na interrogação pelo sentido de ser frente à trajetória existencial como via promotora de abertura para novas possibilidades de ser.

Palavras-chave : Fenomenologia existencial; Clínica fenomenológica; Martin Heidegger; Dasein.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License