SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Heidegger: searching for sense for the human existenceHermeneutics philosophical reflections for psychologist practice in hospital context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

COSTA, Breno Augusto da  and  TELLES, Thabata Castelo Branco. O processo de escuta na redução de da nos: contribuições de Rogers e Kierkegaard. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 74-83. ISSN 1809-6867.

A redução de danos é uma estratégia de manejo de comportamentos de alto risco, considerada humanizada e pragmática. Existem diversas convergências com o campo da Saúde Coletiva, especialmente por ser uma prática baseada no vínculo e na relação de horizontalidade entre o cuidador e a pessoa cuidada. O objetivo desse trabalho é discutir o processo de escuta na redução de danos, destacando possíveis contribuições de Rogers e Kierkegaard. Trata-se de um estudo teórico. Foram coletados textos sobre a prática de redução de danos, e as informações sobre o processo de escuta foram discutidas e refletidas a partir dos dois pensadores, com possível interlocução. Nesta perspectiva, o usuário é visto como protagonista no processo de cuidado. A escuta, a partir de atitudes de empatia e consideração positiva incondicional do redutor é fundamental, pois desvela sentidos. Conclui-se que, na redução de danos, a prática da escuta é fundamental no cuidado ao usuário, e o pensamento de Rogers e Kierkegaard fornecem subsídios para a compreensão dos mecanismos da escuta e fundamentação de uma escuta qualificada.

Keywords : Redução de danos; Políticas públicas de saúde; Rogers; Kierkegaard; Escuta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License