SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Heidegger: en busca de sentido de la existencia humanaReflexiones de la hermenéutica filosófica para la práctica del psicólogo en el contexto hospitalario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

COSTA, Breno Augusto da  y  TELLES, Thabata Castelo Branco. O processo de escuta na redução de da nos: contribuições de Rogers e Kierkegaard. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 74-83. ISSN 1809-6867.

A redução de danos é uma estratégia de manejo de comportamentos de alto risco, considerada humanizada e pragmática. Existem diversas convergências com o campo da Saúde Coletiva, especialmente por ser uma prática baseada no vínculo e na relação de horizontalidade entre o cuidador e a pessoa cuidada. O objetivo desse trabalho é discutir o processo de escuta na redução de danos, destacando possíveis contribuições de Rogers e Kierkegaard. Trata-se de um estudo teórico. Foram coletados textos sobre a prática de redução de danos, e as informações sobre o processo de escuta foram discutidas e refletidas a partir dos dois pensadores, com possível interlocução. Nesta perspectiva, o usuário é visto como protagonista no processo de cuidado. A escuta, a partir de atitudes de empatia e consideração positiva incondicional do redutor é fundamental, pois desvela sentidos. Conclui-se que, na redução de danos, a prática da escuta é fundamental no cuidado ao usuário, e o pensamento de Rogers e Kierkegaard fornecem subsídios para a compreensão dos mecanismos da escuta e fundamentação de uma escuta qualificada.

Palabras clave : Redução de danos; Políticas públicas de saúde; Rogers; Kierkegaard; Escuta.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License