SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Heidegger: em busca de sentido para a existência humanaReflexões da hermenêutica filosófica para a prática do psicólogo em contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

COSTA, Breno Augusto da  e  TELLES, Thabata Castelo Branco. O processo de escuta na redução de da nos: contribuições de Rogers e Kierkegaard. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 74-83. ISSN 1809-6867.

A redução de danos é uma estratégia de manejo de comportamentos de alto risco, considerada humanizada e pragmática. Existem diversas convergências com o campo da Saúde Coletiva, especialmente por ser uma prática baseada no vínculo e na relação de horizontalidade entre o cuidador e a pessoa cuidada. O objetivo desse trabalho é discutir o processo de escuta na redução de danos, destacando possíveis contribuições de Rogers e Kierkegaard. Trata-se de um estudo teórico. Foram coletados textos sobre a prática de redução de danos, e as informações sobre o processo de escuta foram discutidas e refletidas a partir dos dois pensadores, com possível interlocução. Nesta perspectiva, o usuário é visto como protagonista no processo de cuidado. A escuta, a partir de atitudes de empatia e consideração positiva incondicional do redutor é fundamental, pois desvela sentidos. Conclui-se que, na redução de danos, a prática da escuta é fundamental no cuidado ao usuário, e o pensamento de Rogers e Kierkegaard fornecem subsídios para a compreensão dos mecanismos da escuta e fundamentação de uma escuta qualificada.

Palavras-chave : Redução de danos; Políticas públicas de saúde; Rogers; Kierkegaard; Escuta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License