SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O processo de escuta na redução de da nos: contribuições de Rogers e KierkegaardLeitura fenomenológica da religiosidade: implicações para o psicodiagnóstico e para a práxis clínica psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MATOS, Valéria Christine Albuquerque de Sá  e  SILVA JUNIOR, Almir Ferreira. Reflexões da hermenêutica filosófica para a prática do psicólogo em contexto hospitalar. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 84-94. ISSN 1809-6867.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a prática do psicólogo em contexto hospitalar considerando os fundamentos hermenêutico-filosóficos da saúde propostos pelo filósofo alemão Hans-Georg Gadamer. A atuação psicológica em ambiente hospitalar, na atualidade, tem requerido uma compreensão dos fenômenos do campo da saúde para além dos aspectos físicos, biológicos do ser humano, tão enfocados numa atuação pautada nos parâmetros de cientificidade da perspectiva médico curativa, abarcando questões relativas à existencialidade dos sujeitos numa perspectiva que aponte para a totalidade do ser. Nesse sentido, a hermenêutica filosófica fundada pelo filósofo Hans-Georg Gadamer, a partir de Verdade e método, oferece uma grande contribuição ao estabelecer uma compreensão dos fenômenos humanos num contraponto ao cientificismo e, consequentemente, dirigindo uma crítica à racionalidade científica moderna. Em sua coletânea de textos intitulada O caráter oculto da saúde, Gadamer faz uma reflexão sobre os fenômenos da saúde e doença numa perspectiva humana, histórica, ontológica, existencial e dialógica, contribuindo para reflexões que possam nortear uma prática psicológica melhor fundamentada.

Palavras-chave : Psicólogo em contexto hospitalar; Hermenêutica filosófica; Racionalidade Científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License