SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Liberdade: limites e possibilidades de uma experiência da clínica psicológica no complexo da maré índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MARTINS, Leonardo Breno; ZANGARI, Wellington  e  MEDEIROS, Gabriel Teixeira de. Contemporaneidade e experiências anômalas: dimensões psicossociais de vivências culturalmente limítrofes. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 136-149. ISSN 1809-6867.

Ao longo da história, sempre foram reportadas experiências pessoais "extraordinárias", relacionadas ao "paranormal". Contudo, tais experiências podem confrontar referenciais hegemônicos em dado contexto, além de conduzir à estigmatização de seus protagonistas, o que levanta questionamentos sobre que fatores e processos propiciam seu verificado crescimento. Para investigar variáveis psicossociais que intermedeiam relações entre crenças/experiências anômalas e cultura em contexto brasileiro, foram entrevistadas 46 pessoas que reportam contatos diretos com alegados "alienígenas", além de 35 que não as reportam, para comparação. A coleta e a análise dos dados delinearam uma pesquisa qualitativa-fenomenológica. Através da Teoria da Atribuição de Causalidade, averiguou-se que as experiências adquirem sentido sob uma mescla caracteristicamente contemporânea de referenciais científicos, esotéricos e religiosos tradicionais, o que permite seu fortalecimento mesmo diante da estigmatização que seus protagonistas sofrem na macrocultura enquanto insanos, mentirosos, ignorantes ou endemoninhados.

Palavras-chave : Cognição; Cultura; Estigma social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License