SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Contemporaneidade e experiências anômalas: dimensões psicossociais de vivências culturalmente limítrofesPara ficar em cima do salto: a construção do corpo travesti na perspectiva Merleau-Pontyana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SA, Roberto Novaes de  e  SILVA, Sheila Corrêa da. Liberdade: limites e possibilidades de uma experiência da clínica psicológica no complexo da maré. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 150-157. ISSN 1809-6867.

O trabalho pretende discutir a questão da liberdade enquanto abertura de sentido da existência, diante de limites e possibilidades para aqueles que chegam à clínica em uma comunidade, onde condições factuais de extrema violência e restrição vêm compor um horizonte de sentido. Dialogando com pensadores da chamada filosofia existencial, buscaremos pensar através da clínica, como a questão da liberdade se desvela, pois compreendemos que, cotidianamente, somos atravessados por tradições, costumes e referenciais de uma época. O mundo atual com a instauração da era técnica acarreta contínuos impactos aos modos de cuidado da clínica psicológica. Nossa relação com o mundo se dá em jogo lançados em um contexto impessoal que de início nos encontramos. Portanto, as narrativas compartilhadas na clínica proporcionam um olhar mais atento para as especificidades da experiência junto ao Complexo da Maré na cidade do Rio Janeiro. Ao propormos a questão da liberdade, apostamos na potência de reinvenção da existência, portanto, do fazer da clínica.

Palavras-chave : Liberdade; Clínica psicológica; Complexo da Maré.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License