SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Freedom: limits and possibilities of experience psychological clinic in complexo da maréChildhood obesity: understanding to better intervene author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

DAVI, Edmar Henrique Dairell  and  BRUNS, Maria Alves de Toledo. Para ficar em cima do salto: a construção do corpo travesti na perspectiva Merleau-Pontyana. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 158-166. ISSN 1809-6867.

Nosso objetivo é compreender os significados e os sentidos que travestis atribuem ao processo de transformação de seu corpo. O uso de silicone, hormônios e cirurgias para atingir a modelagem corporal se tornou algo corriqueiro entre essa população levando a um problema de saúde pública. O método fenomenológico e as reflexões do filósofo Maurice Merleau-Ponty foram eleitos por nós para analisarmos e compreendermos os discursos de três travestis pertencentes às classes sociais C e D, de 25 anos de idade, em média. Os resultados apontaram três categorias: "as vivências iniciais"; "fazendo o corpo" e "o corpo desvelado na pista". Em busca do corpo perfeito, as travestis cruzam as fronteiras dos gêneros criando uma sintaxe erótica sui generis. Subvertem os sentidos do autocuidado para atender à lógica do mercado. Modelam seus corpos, equilibrando-se entre o feminino e o masculino, o desejo e o medo da violência.

Keywords : Travestis; Corpo; Fenomenologia; Merleau-Ponty.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License