SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Para ficar em cima do salto: a construção do corpo travesti na perspectiva Merleau-PontyanaDaseinsanalyse e psicoterapia no Brasil: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FRONTZEK, Luciana Gaudio Martins; BERNARDES, Luana Rodrigues  e  MODENA, Celina Maria. Obesidade infantil: compreender para melhor intervir. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 167-174. ISSN 1809-6867.

O artigo visa compreender a obesidade infantil a partir de quem vivencia o fenômeno, crianças e pais, para subsidiar intervenções mais efetivas. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte com 10 famílias através de narrativas individuais e em grupos na perspectiva da teoria da complexidade e da fenomenologia. Com base nas narrativas foram construídas cinco categorias temáticas: o significado da comida - atrelado à visão biomédica e a elementos afetivos e psicológicos; a percepção social - predomina o olhar pejorativo; a influência do sobrepeso infantil no cotidiano - há impactos negativos nos campos físico, emocional e social; a relação com profissionais da saúde - marcada por cobranças, receios e incompreensões e; motivos para não adesão ao tratamento - são implícitos e explícitos. Conclui-se que, para a compreensão da obesidade infantil e para se pensar em intervenções mais eficazes deve-se considerar o sentido atribuído à obesidade, as relações familiares, as condições socioeconômicas e todos os elementos que circundam a obesidade infantil.

Palavras-chave : Obesidade infantil; Relações familiares; Profissionais da saúde; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License