SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Obesidade infantil: compreender para melhor intervirPsicologia humanista de Abraham Maslow: recepção e circulação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

COSTA, Breno Augusto da. Daseinsanalyse e psicoterapia no Brasil: uma revisão integrativa da literatura. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 175-188. ISSN 1809-6867.

A daseinsanalyse é uma escola de psicoterapia desenvolvida por Medard Boss fundamentada no pensamento heideggeriano. Considerando a demanda da caracterização da produção em psicoterapia existencial na Latino-América esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de elaborar um panorama geral da produção brasileira em daseinsanalyse. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir da "Revista Daseinsanalyse". Foram destacadas as influências teóricas, os objetivos da psicoterapia e a postura do terapeuta. A produção brasileira em daseinsanalyse encontra no pensamento de Heidegger sua influencia principal, mas também fundamenta-se em outros existencialistas. Os objetivos da psicoterapia apontam ao desvelamento de sentidos, uma nova compreensão da afinação do paciente e promoção de liberdade existencial. As posturas do terapeuta envolvem acolhimento, aproximação e aceitação em relação ao paciente. O terapeuta deve possuir uma perspectiva clínica e clarear as experiências do paciente. A interpretação integradora indica uma dispersão de objetivos e posturas do terapeuta que convergem na direção do cuidado do ser, sendo a daseinsanalyse uma prática de terapia no sentido primordial do termo. O artigo aponta como nova perspectiva a possibilidade do pensamento daseinsanalítico fundamentar a prática da redução de danos.

Palavras-chave : Daseinsanalyse; Psicoterapia; Boss; Heidegger; Redução de danos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License