SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Psicologia humanista de Abraham Maslow: recepção e circulação no BrasilPsicoterapia e espiritualidade: da gestalt-terapia à pesquisa contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

VALE, Kamilly Souza do  e  PIMENTEL, Adelma. Intervenções psicossociais aplicada a situações de conflito conjugal. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 200-210. ISSN 1809-6867.

Este artigo analisa produções científicas que abordam as intervenções em situações de violência conjugal, realizadas em serviços de atenção básica à saúde e de assistência psicossocial. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, através de levantamento virtual de produções disponíveis no banco de teses da CAPES, entre os anos de 2010 a 2014, e de artigos acadêmicos na base de dados SCIELO, no período de 2005 a 2015, visando compor uma revisão integrativa. Os descritores utilizados como critério de pesquisa foram: violência Conjugal e saúde e Psicoterapia breve e saúde. Após leitura minuciosa do material, selecionou-se 46 obras, nas quais se identificou as áreas de enfoques teóricos, filosóficos conceituais e as conclusões apontadas nos estudos. O levantamento visa sistematizar um panorama das formas de compreensão do tema para subsidiar a formação de Psicólogos, que atuam no campo. Conclui-se que a psicoterapia configura-se como um campo propício para fomentar desconstruções e romper introjetos sociais que engessam as relações sociais num modo operativo de agir, pautado em normas e regras que geram a prática da violência conjugal.

Palavras-chave : Violência Conjugal; Psicoterapia; Saúde; Revisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License