SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Psicoterapia e espiritualidade: da gestalt-terapia à pesquisa contemporâneaA Fenomenologia do asco de Aurel Kolnai: contribuições para o esclarecimento fenomenológico dos afetos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ARAUJO, Iago Cavalcante  e  FREIRE, José Célio. Peter Schmid e a alteridade radical: retomando o diálogo entre rogers e lévinas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 220-230. ISSN 1809-6867.

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), fundada por Carl Rogers, só pode ser justificada a partir de uma ética e não como aplicação de técnicas e conhecimentos. Entretanto, a ACP, a princípio, negligencia a alteridade radical postulada por Lévinas. Este Outro não é figura tão cara às psicologias como aparenta ser. O Outro levinasiano precede e transcende ao Eu, não sendo totalizável nem inteiramente compreensível, ele apresenta a dimensão do estranho na experiência psicológica. Peter Schmid, no entanto, concebe a ética como primeira questão a ser pensada quando se trata da ACP, quer de sua teoria, quer de sua prática e estabelece um profícuo diálogo com a filosofia levinasiana. Este trabalho apresenta as contribuições de Peter Schmid à Psicologia rogeriana. Concluiu-se que, ao fazer releituras dos principais conceitos da ACP, Schmid apresenta uma nova forma de lidar com a alteridade no arcabouço da ACP.

Palavras-chave : Abordagem centrada na pessoa; Ética; Peter Schmid; Emmanuel Lévinas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License