SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Peter Schmid e a alteridade radical: retomando o diálogo entre rogers e lévinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PAULA, Yuri Amaral de  e  GOTO, Tommy Akira. A Fenomenologia do asco de Aurel Kolnai: contribuições para o esclarecimento fenomenológico dos afetos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 231-244. ISSN 1809-6867.

Historicamente, o movimento fenomenológico esteve marcado por uma grande variedade de investigações dirigidas à elucidação da afetividade e de vivências afetivas particulares. Os primeiros fenomenólogos foram responsáveis por um conjunto amplo de análises sobre as vivências afetivas. Muitas dessas análises foram negligenciadas e continuam sendo pouco discutidas. Compartilhando o mesmo posicionamento conceitual e metodológico desses autores, temos o trabalho de Aurel Kolnai sobre os sentimentos hostis, escritos na década de 1930. Sendo assim, objetivamos reconstituir a análise fenomenológica do asco de Aurel Kolnai presente em seu ensaio denominado "O Asco" de 1929. Para isso, nos baseamos nos critérios e procedimentos metodológicos sistemáticos da pesquisa bibliográfica, partindo da análise do mesmo texto em duas traduções distintas. Com isso, apresentamos um breve resumo da trajetória biográfica e intelectual do autor e os diferentes momentos e análises específicas contidas em seu ensaio, incluindo: a delimitação do asco e seus possíveis pontos de vista de análise, a análise fenomenológica da angústia e do asco, os tipos de asqueriosidade física e moral, sua relação com os sentidos, com a vida e a morte. Concluímos que a descrição fenomenológica dos sentimentos hostis possui utilidade e relevância para o cenário de debates fundamentais ligado ao campo psi.

Palavras-chave : Fenomenologia; Afetividade; Afetos; Emoções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License