SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A norma sensível à prova da violência: o corpo a corpo em disputa sob a ótica fenomenológica em psicologia do esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MARTA, Jorge Ponciano Ribeiro  e  OLIVEIRA, Azevedo Klumb. Nudez Social e o corpo re-vestido na perspectiva da abordagem gestáltica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 267-277. ISSN 1809-6867.

Este estudo discute a vivência da nudez social e do corpo re-vestido como um processo de auto-regulação, de ampliação de consciência sobre si mesmo e sobre o mundo a partir do olhar da Abordagem Gestáltica. Considera a experiência da nudez como um campo em mudança, como um espaço vital, no qual a pessoa lida com seu "mundo da consciência" a partir da sensação de seu corpo des-nudo, em ação. Toma o conceito de corpo-próprio de Merleau-Ponty como referência e mote para dialogar com diversos construtos da abordagem gestáltica tais como figura-fundo, awareness, campo, contato, autorregulação organísmica e ajustamento criativo. Apresenta a vivência do naturismo como caminho de convergência através da consciência de que pessoa, natureza e planeta estão interligados e formam um todo vivo, indivisível e organizado. Afirma que a realidade relacional, em um campo naturista, é produzida por variáveis psicológicas e não-psicológicas, ligadas, entre outros possíveis sentimentos, a uma conexão com a paz, a tranquilidade e a alegria de simplesmente estar, aqui-agora, existindo, em ato.

Palavras-chave : Nudez social; Ajustamento criativo; Gestalt-terapia; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License