SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The proof of violence to test the sensible norm: body to body into dispute under the phenomenological perspective on sport psychologyFor a phenomenology of the ages of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

JOSGRILBER, Rui de Souza. Anotações para uma fenomenologia do infans na fase fetal: the fetus and the first year of life. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 294-296. ISSN 1809-6867.

O texto visa delinear algumas questões e princípios para uma fenomenologia do infans enquanto é pré-falante, fase que inclui a vida intrauterina do feto e do bebê no primeiro ano de vida antes da aquisição da fala. O corpo é visto como fonte da materialidade vivida de sentido em vários níveis onde a relação de sentido com mundo é desdobrada. A apropriação de sentido começa remotamente na primeira síntese integradora que caracteriza a passagem do embrião á vida fetal com a formação do sistema nervoso central e dos sentidos corpóreos. A origem da formação do m=undo horizonte de sentidos, acontece antes do nascimento e os trabalhos da ciência e da fenomenologia ganham ambas nesse diálogo.

Keywords : infans; feto; primeiro ano de vida; as relações de sentido e apropriação; constituição do mundo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License