SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A norma sensível à prova da violência: o corpo a corpo em disputa sob a ótica fenomenológica em psicologia do esportePara uma fenomenologia das idades da vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

JOSGRILBER, Rui de Souza. Anotações para uma fenomenologia do infans na fase fetal: the fetus and the first year of life. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 294-296. ISSN 1809-6867.

O texto visa delinear algumas questões e princípios para uma fenomenologia do infans enquanto é pré-falante, fase que inclui a vida intrauterina do feto e do bebê no primeiro ano de vida antes da aquisição da fala. O corpo é visto como fonte da materialidade vivida de sentido em vários níveis onde a relação de sentido com mundo é desdobrada. A apropriação de sentido começa remotamente na primeira síntese integradora que caracteriza a passagem do embrião á vida fetal com a formação do sistema nervoso central e dos sentidos corpóreos. A origem da formação do m=undo horizonte de sentidos, acontece antes do nascimento e os trabalhos da ciência e da fenomenologia ganham ambas nesse diálogo.

Palavras-chave : infans; feto; primeiro ano de vida; as relações de sentido e apropriação; constituição do mundo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License