SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Anotações para uma fenomenologia do infans na fase fetal: the fetus and the first year of lifeFenomenologia e capoeira: jogos ludomotrícios na formação da criança na fase índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

JOSGRILBERG, Rui de Souza. Para uma fenomenologia das idades da vida. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 299-307. ISSN 1809-6867.

Trata-se de um estudo da fenomenologia generativa do último Husserl que abriu a possibilidade de estudos de fenomenologia das idades da vida. As idades da vida são compreendidas como sínteses integradoras sucessivas do corpo motrício em sua relação de sentido com o mundo. A materialidade vivida do sentido no corpo é tomada como primeiro modo de intencionalidade. A relação de sentido se constitui em relação com os outros e de modo intersubjetivo. As idades da vida, nas três primeiras sínteses, são categorizadas segundo a apropriação do sentido em relação com a linguagem e conforme a tradição clássica latina: infans (não ou pré-falante), puer (a criança falante) e adulescens (síntese integradora de uma nova narrativa de si em relação com o mundo).

Palavras-chave : Idades da vida; Generatividade; Corpo motrício; Relação e apropriação de sentido; Infans; Puer; Adulescens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License