SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Para uma fenomenologia das idades da vidaO esquecimento na fenomenologia de Husserl. Dois fenômenos limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ARRUDA, Eduardo Okuhara. Fenomenologia e capoeira: jogos ludomotrícios na formação da criança na fase. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 308-316. ISSN 1809-6867.

O presente ensaio, de orientação fenomenológica, teve como foco a capoeira enquanto jogo ludomotricio na educação da criança na fase puer. O objetivo foi compreender a criança nessa fase, marcada pela linguagem, pelo mundo simbólico e lúdico numa relação com a capoeira como jogo-de-si-mesmo. A roda da capoeira representa um espaço de construção de si-mesmo, onde a criança falante, que se movimenta em relação ao outro, busca sentidos, como a convivência, a afetividade, a criatividade e a percepção de si. Os jogos de si mesmo se traduzem como práxis de autonomia, alteridade e formação. Estar imerso nos jogos de si-mesmo, como no jogo da capoeira, pode significar a ação de compartilhar experiências de solicitude. Na fase puer, os jogos de si-mesmo, ludomotrícios, não são, tão somente, a representação de papéis, mas a presentificação da plenitude desse se movimentar ludomotrício na roda, como jogo de si-mesmo e, portanto, a roda como espaço de construção de sentidos e educação na fase puer.

Palavras-chave : Fenomenologia; Capoeira; Jogo; Ludomotrício; Si-mesmo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License