SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O esquecimento na fenomenologia de Husserl. Dois fenômenos limitesA passagem do infans ao puer no sistema mundo Guarani índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FONSECA, Fábio Luiz Socreppa da. A constituição do mundo e de si-próprio no enlace existencial mãe-bebê. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 326-333. ISSN 1809-6867.

O presente escrito trata de uma fenomenologia acerca da constituição de mundo e de si-próprio a partir do corpo-infans. A existência humana demanda um mundo. Sua formação se dá em meio às vivências de sociabilidade que possibilitam a apropriação dos sentidos na corporeidade. Essa constituição do horizonte cultural tem como alicerce o enlace existencial mãe-bebê, cuja relação é abertura para uma possibilidade de mundo. O papel existencial da mãe tem como fundo a sociabilidade vivida; a mulher ao se tornar mãe apropria-se dos modos de maternagem existentes em sua sociabilidade e os seus cuidados para com o corpo do infans são o fundamento para a constituição do mundo do infans. Por fim, entende-se que a mãe e o bebê constituem-se em meio aos seus papeis existenciais vividos e que o mundo formado pelo infans sempre esteja ligado às suas vivências com a mãe.

Palavras-chave : Fenomenologia das idades da vida; Corpo-infans; Constituição de mundo; Maternagem; Enlace existencial mãe-bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License