SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A constituição do mundo e de si-próprio no enlace existencial mãe-bebêPuermotricidade: o linguagear lúdico motrício índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FIGUEIREDO, William Bezerra. A passagem do infans ao puer no sistema mundo Guarani. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 334-339. ISSN 1809-6867.

A educação Guarani está imbricada no sistema palavra-alma-mundo (Teko) onde a criança se desenvolve em busca de um modo de ser belo e bom. Estas características que levam os Guarani a compreender a passagem do infans ao puer estão relacionadas com a maturidade da palavra-alma divina, que amadurece dentro da criança. Quando esta começa a falar é entendido que a mesma alcançou o momento da imposição do nome. Marcar esta passagem com o batismo tem grande sentido para a comunidade, onde cada palavra é única e sagrada. Falar é um momento de grande festividade, e muito importante, pois das ambas celestes as divindades se apresentam através de cada criança. O nome é a alma e é a palavra que cria horizontes de mundos diversos, e a conexão com a liberdade de ser é fundamental para que amadureça esta força que jaz no interior da criança, como semente no nhemongarai. Este período do pré-natal até dois ou mais anos da criança é repleto de cuidados, que pressupõe um sistema mundo complexo, na permissão ao lúdico, e a experimentação das crianças como forma de compreensão profunda do processo psicomotor e do desenvolvimento cognitivo do infans até o puer.

Palavras-chave : Educação Guarani; Teko; Palavra-Alma-Nome; Nhemongarai; Rito de Passagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License