SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A passagem do infans ao puer no sistema mundo GuaraniOs conflitos e valores na juventude: transição para a maturidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SANTOS, Sérgio Oliveira dos. Puermotricidade: o linguagear lúdico motrício. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 340-349. ISSN 1809-6867.

Desejamos destacar nesse texto, especialmente orientado pela tríade: motricidade humana, formação de mundo e linguagens, percursos capazes de compreender as características essências das vivências da fase puer do ser humano, que vai dos primeiros contatos com a palavra, isto é, do "corpo falante", até a fase adulescens, trajetória de ricas vivências por onde flui e frui os processos criativos e lúdicos. Trabalhamos com a pergunta: Qual é o modo de ser, de comunicar, de compreender e de agir da criança na fase puer da vida? Para responder a essa e outras questões adotamos a motricidade humana como referencial epistemológico, numa metodologia de fenomenologia-hermenêutica. O estudo aponta que há um modo próprio de agir do puer que entrelaça a ação, o sentido e as linguagens numa dimensão lúdico-criadora que definimos como linguagear lúdico motrício.

Palavras-chave : Motricidade humana; Jogos de si mesmo; Linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License