SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Puermotricidade: o linguagear lúdico motrícioRevisão bibliográfica das publicações acadêmicas sobre a criança na perspectiva fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CAMPOS, Simeia Rodrigues  e  GOTO, Tommy Akira. Os conflitos e valores na juventude: transição para a maturidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 350-361. ISSN 1809-6867.

O trabalho aborda os principais pontos de uma investigação qualitativa, com a pesquisa bibliográfica relativa ao entendimento do jovem brasileiro em seus conflitos relacionais, na transição para a maturidade, e como os valores existenciais se consolidam nesse período. Ao considerar o jovem na interdependência com seu contexto social, a partir da visão da Psicologia Compreensiva de Eduard Spranger, objetivou-se entender esse indivíduo em sua construção social, composta de valores das múltiplas esferas que abarcam os sentidos da vida; e verificar como tais identidades constituídas pela sociedade atual têm potencial para alterar a realidade concreta dos jovens. O estudo favoreceu a percepção de inúmeras especificidades de tais sujeitos; com isso, fornece elementos importantes para conceber a juventude em sua multiplicidade (juventudes), bem como uma nova ênfase das políticas públicas e o redesenho do espaço-tempo do jovem. Concluiu-se que a juventude se constitui enquanto sujeito social de forma ambígua, revelando aceitação e negação das imposições da fase adulta - isso inclui a reinterpretação de valores existenciais e a própria concepção de mundo.

Palavras-chave : Crise Generativa; Identidade; Juventude; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License