SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Os conflitos e valores na juventude: transição para a maturidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

OLIVEIRA, Elisa Smile Teixeira de; ROSA, Amanda Acco  e  FREITAS, Joanneliese de Lucas. Revisão bibliográfica das publicações acadêmicas sobre a criança na perspectiva fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 362-371. ISSN 1809-6867.

A Psicologia tem estudado a infância a partir do olhar adulto, como uma etapa do desenvolvimento humano. A perspectiva fenomenológica contribui de forma significativa para se estudar e abordar o fenômeno infantil a partir da própria criança, fora do olhar desenvolvimentista. O presente trabalho se constitui como uma revisão sistemática de literatura sobre os estudos fenomenológicos da criança e da infância. Foram realizadas buscas nos portais PePSIC, SciELO, Portal CAPES e BVS Salud Bireme. Foram analisados 20 artigos, publicados entre 2005 e 2015. A área da Psicologia e da Filosofia apresentam o maior volume de trabalhos. Constatou-se um maior número de estudos teóricos, apontando para uma necessidade de incremento de estudos empíricos que se voltem à experiência própria da criança. O autor mais citado foi Merleau-Ponty, seguido de Heidegger e Husserl. Foram encontradas diversas compreensões de criança, sendo que predominam as leituras existenciais, compreendendo a infância fora de uma perspectiva desenvolvimentista.

Palavras-chave : Criança; Infância; Fenomenologia; Psicologia; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License