SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Significados de las actividades terapéuticas de lo CAPS en la vida diária de los usuários: una descripción fenomenológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

AMARAL, Viviane Rodrigues de Figueredo Azevedo; AVELAR, Telma Costa de  y  SANTOS, Suely Emilia de Barros. Mulheres transplantadas renais: um olhar fenomenológico existencial para a experiência da gestação. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 3-14. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.1.

Atualmente no Brasil a Insuficiência Renal Crônica (IRC) é considerada um problema de Saúde Pública, pela elevada prevalência, incidência e risco de mortalidade. A IRC demanda um tratamento de elevado custo e difícil prognóstico. Nesse contexto, o presente trabalho faz um recorte acerca do fenômeno da gestação no pós-transplante. Seu objetivo é compreender como as mulheres transplantadas renais experienciam a gestação, considerando que tanto a gravidez quanto o acometimento renal trazem mudanças significativas à sua vida. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, adotando-se a fenomenologia existencial como referência metodológica. Como participantes, duas mulheres concederam entrevistas abertas; suas narrativas foram analisadas tendo como referencial o método da Analítica de Sentido, proposta por Dulce Critelli. Nas narrativas apreendeu-se que a angústia em sua dimensão ontológica manifestou-se onticamente pelo medo/temor, referente à perda do enxerto e do próprio bebê esperado, além da interdição à amamentação enquanto fator de risco psicoemocional. O cuidado de si e do outro atravessou todos os acontecimentos numa pró-cura - para cuidar de existir no mundo-com-outros. A intervenção psicológica à gestante transplantada renal e sua família revelou-se primordial para o acontecer de uma atenção, orientada pelos princípios éticos.

Palabras clave : Transplante renal; Gestação; Psicologia; Fenomenologia Existencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License