SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Mulheres transplantadas renais: um olhar fenomenológico existencial para a experiência da gestaçãoOs significados da experiência interna da formação presbiteral: uma análise temática fenomenal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PEREIRA, Ondina Pena  e  PALMA, Ana Carolina Ribas. Sentidos das oficinas terapêuticas ocupacionais do CAPS no cotidiano dos usuários: uma descrição fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 15-23. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.2.

O objetivo deste artigo é o de apresentar os resultados da investigação realizada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Unaí, na qual se buscou conhecer a percepção dos usuários acerca dos sentidos das atividades terapêuticas ocupacionais em seu cotidiano, buscando o seu ponto de vista na constituição dos sentidos dessa participação. Pretende-se nele descrever fenomenologicamente o relato dos participantes. Além da observação empírica, essa pesquisa apoia-se em uma referência bibliográfica que evidencia o estatuto da loucura no mundo atual e a forma como a psiquiatria pretende tratá-la. Entre tais referências, está a história da loucura e do processo de transformação da loucura em doença mental, e como esta se tornou objeto do código médico. Os relatos dos participantes sobre suas vivências cotidianas da loucura evidenciam que eles têm muito a dizer sobre seu universo, assim como sobre a relação entre razão e loucura.

Palavras-chave : Sentidos; Fenomenologia; Oficinas Terapêuticas Ocupacionais; CAPS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License