SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Senses of CAPS therapeutic activities in the daily life users: a phenomenological descriptionVariables associated with the meaning of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

PAULA, Rafael Amorim de  and  NASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do. Os significados da experiência interna da formação presbiteral: uma análise temática fenomenal. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 24-34. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.3.

O presente estudo teve como objetivo descrever os significados da formação presbiteral em seminaristas católicos, considerando-os como gestalten discursivas resultantes de arranjos complexos de elementos de experiência interna, numa perspectiva idiográfica e fenomenal. Compreende-se que o seminário seja uma instituição total, criado a partir do Concílio de Trento e instrumento fundamental da modelagem da subjetividade dos futuros sacerdotes, e a formação presbiteral contempla os aspectos afetivo, intelectual e pastoral, sendo regida por orientações emanadas a partir das leis da Igreja. O foco do estudo recaiu, portanto, na experiência interna de seminaristas, a partir do impacto da formação na vivência dos sujeitos. Participaram do estudo 34 seminaristas (11 de Pernambuco e 23 do Rio Grande do Norte), oriundos dos três períodos do seminário maior (propedêutico, filosofia e teologia), os quais responderam um protocolo fenomenal. A análise do corpus discursivo foi realizada a partir dos pressupostos da análise fenomenal padrão, com apoio na técnica da análise temática. Os resultados anunciaram cinco categorias temáticas: Seminário: lugar de dificuldade/renúncia; Felicidade em ser seminarista; Reconhecimento/discernimento da vocação; Seminário: etapa/lugar de aprendizado; e, Masculinidade/valor. Os achados de pesquisa corroboraram aspectos da vida dos seminaristas anunciados por pesquisas anteriores, e revelaram elementos de tensão na vivência formativa.

Keywords : Formação presbiteral; Significado; Experiência interna; Fenomenologia; Análise temática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License