SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Analysis significados de la experiencia interna en la formación sacerdotal: un análisis temático fenomênicoF. J. J. Buytendijk y la génesis del espíritu materno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

NORONHA, Ana Paula Porto; OLIVEIRA, Dianniffer Aparecida de; BARROS, Leonardo de Oliveira  y  MOREIRA, Thaline da Cunha. Variáveis associadas ao sentido de vida. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 35-43. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.4.

Considerando que o sentido de vida independe de situações de prazer e de realização e que é possível obtê-lo ainda que exista um sofrimento, o presente estudo teve como objetivo averiguar o que está associado ao sentido de vida dos brasileiros. Os participantes da pesquisa foram 901 pessoas, sendo 81,9% do sexo feminino, com idades variando entre 18 e 77 anos e oriundos de 25 estados brasileiros. Para levantar tais informações foi desenvolvido um questionário, sendo respondido de forma online em um período de 10 dias no mês de julho de 2016, com questões como:em que você deposita sua energia e para que ou quem você dedica sua vida. Foram realizadas análises quantitativas e qualitativas. Nos resultados foi possível observar que a maioria das pessoas citaram a Família como o fator mais importante, além de associá-la ao sentido de vida e a quem dedicam a mesma. Além disso, houve diferença entre homens e mulheres quanto à palavra associada ao sentido de vida, de modo que as mulheres relacionam à família e o homem a missão e razão de viver. Os resultados são discutidos com base na literatura.

Palabras clave : religiosidade; logoterapia; existencialismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License