SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Variables associated with the meaning of lifeExistential-phenomenological considerations on inhabiting the brazilian semi-arid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas da. F. J. J. Buytendijk e a gênese do espírito materno. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 47-56. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.5.

O artigo objetiva fundamentalmente explicitar um importante conceito antropológico de F. J. J. Buytendijk: a noção de uma gênese psicológica do espírito materno. Para tanto, pautando-se metodologicamente numa abordagem fenomenológica descritiva, trata-se de compreender o mistério dessa formação para além de todo reducionismo biológico, desvelando, pois, nela, os elementos da historicidade e do cuidado em sua infraestrutura mais profunda. A premissa básica que aqui se discute é a ideia de que essa gênese jamais está formada definitivamente, já que tem sua origem nos primeiros encontros de um sujeito que é feminino pelos caracteres pré-existenciais de sua corporeidade e intencionalidade numa perspectiva dialética. É sob esse prisma, como resultado alcançado, que o pensador holandês vê, em tal movimento, não só um princípio da antropologia moderna, mas um estado de questão que abre, de maneira fecunda, um horizonte fenomenológico, sem precedentes.

Keywords : Buytendijk; Psicologia; Fenomenologia; Gênese; Espírito Materno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License