SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1F. J. J. Buytendijk e a gênese do espírito maternoAcompanhamento terapêutico em saúde mental: estrutura, possibilidades e desafios para a prática no SUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ESCORCIO, Maíra Leite  e  DUTRA, Elza Maria do Socorro. Considerações fenomenológico-existenciais sobre o habitar no semiárido brasileiro. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 57-65. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.6.

O semiárido brasileiro vem passando por mudanças paradigmáticas nas últimas décadas. Da perspectiva do "combate à seca" para a "convivência com o semiárido", políticas públicas têm sido empreendidas com diferentes focos. Este estudo traz reflexões fenomenológicas calcadas na perspectiva heideggeriana acerca das mudanças relacionadas ao modo como o sertanejo habita o sertão. O paradigma do combate à seca traz consigo representações de um semiárido de aridez, restrição e escassez, imagem veiculada pela literatura e mídia do início e meados do século XX, período histórico de intensa migração nordestina. Já no início do século XXI temos o emergente paradigma da convivência que procura mostrar um sertão como lugar de pertencimento e possibilidades. A partir da revisão da literatura de pesquisas com sertanejos, foi possível lançar um olhar crítico para uma realidade que desvela o sertão como abrigo do antigo e do novo paradigma, ao mesmo tempo exercendo ligação no modo como o sertanejo habita sua terra, uma vez que ele é sempre ser-no-mundo. Assim, o semiárido se abre como lugar onde o humano habita no modo da familiaridade ou do estranhamento, iluminados a partir da experiência de cada um.

Palavras-chave : Semiárido; Convivência; Heidegger; Habitar; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License