SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Existential-phenomenological considerations on inhabiting the brazilian semi-aridIntentionality and behavior: the living being perception in Merleau-Ponty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

FERRO, Luis Felipe; MARIOTTI, Milton Carlos; HOLANDA, Adriano Furtado  and  NIMTZ, Mirian Aparecida. Acompanhamento terapêutico em saúde mental: estrutura, possibilidades e desafios para a prática no SUS. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 66-74. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.7.

O campo da Saúde Mental experiencia atualmente uma intensa revisão teórico-prática e, como desdobramentos, novos equipamentos e propostas terapêuticas vêm tomando corpo pragmático. O Acompanhamento Terapêutico (AT) insere-se neste contexto destinando ações das mais diversas ordens para proporcionar acompanhamento às diferentes demandas dos indivíduos com transtorno mental e ao resgate de sua subjetividade. Como fruto analítico da experiência de cinco anos de estruturação de uma proposta de AT junto ao estágio de saúde mental do curso de Terapia Ocupacional de uma Universidade pública Brasileira e das reflexões decorrentes de experiências na Psicologia, o trabalho que se apresenta intenciona subsidiar a estruturação do AT junto ao campo da saúde mental, especificidade dada aos serviços vinculados ao SUS. Formas estratégicas para a captação de recursos humanos, possibilidades organizativas para sua prática e elucidações quanto à potência do AT tornam-se, logo, vigas mestras da contribuição aqui pretendida.

Keywords : Saúde Mental; Terapia Ocupacional; Acompanhamento Terapêutico; Saúde Coletiva; Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License