SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Therapeutic accompaniment in mental health: structure, possibilities and challenge to its practice in Unique System of HealthChildhood, education philosophy and phenomenology: necessary approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

MARANGONI, Pedro Henrique Santos Decanini  and  VERISSIMO, Danilo Saretta. Intencionalidade e comportamento: a percepção vivente em Merleau-Ponty. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 75-83. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.8.

Nos trabalhos iniciais de Merleau-Ponty, a percepção é definida como tema específico de investigação, posto que, para o filósofo, ela se encontra na junção do sujeito e das suas condições orgânicas de vida. Em A estrutura do comportamento, seu primeiro livro, Merleau-Ponty realiza estudos acerca do sujeito perceptivo considerado do exterior, daí a importância que adquirem, para o autor, a noção de comportamento e as pesquisas experimentais da psicologia animal e da psicopatologia. Na obra, o problema do organismo e da animalidade é reescrito mediante a refutação da construção científica da realidade biológica. O pensamento estrutural permite a Merleau-Ponty tratar o campo de percepção animal a partir de um registro intencional, fruto de uma concepção dialética, e não causal do comportamento. Com base nas discussões entabuladas por Merleau-Ponty em A estrutura do comportamento, contamos evidenciar os elementos fundamentais de interpretação da percepção animal em termos de intencionalidade. Definir o comportamento em um registro intencional significa afirmar que a atividade orgânica é instituinte e significativa. É através da ação, pautada por normas vitais, que o organismo instaura um meio significativo para si.

Keywords : Merleau-Ponty; comportamento; intencionalidade; organismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License