SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Intencionalidade e comportamento: a percepção vivente em Merleau-PontyA Construção do ser mulher na agricultura familiar: uma perspectiva lo goterapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Infância, filosofia da educação e fenomenologia: aproximações necessárias. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 84-90. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.9.

Este trabalho tem como objetivo propor o início de uma discussão entre a filosofia da educação, a fenomenologia hermenêutica e a infância. Parte da consideração de que a filosofia da educação tem avançado bastante nos estudos acerca da infância e da criança, apontando direções possíveis de ruptura com paradigmas alicerçados na modernidade. Avança, principalmente, na busca de construir uma aproximação com a hermenêutica heideggeriana, considerando alguns pontos de convergência entre as filosofias referidas. A partir de então, levanta alguns pontos de tangenciamento possível entre os pensamentos. Além disso, sabedora da ausência de uma discussão sobre a infância e a criança na obra de Heidegger, ausência justificada pela preocupação de Heidegger com a questão ontológica do sentido do ser, busca olhar para elementos ônticos que possibilitem reflexões inspiradas na filosofia hermenêutica, proporcionando uma maior compreensão da infância.

Palavras-chave : Fenomenologia Hermenêutica; Filosofia da Educação; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License