SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Childhood, education philosophy and phenomenology: necessary approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

BARONIO, Franchesca Carolina  and  GEIGER, Luciene. A Construção do ser mulher na agricultura familiar: uma perspectiva lo goterapêutica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 91-97. ISSN 1809-6867.  http://dx.doi.org/10.18065/RAG.2018v24n1.10.

Este trabalho buscou investigar a relação do "ser mulher" no contexto da agricultura familiar a partir de uma perspectiva logoterapêutica desenvolvida pelo austríaco Viktor Emil Frankl. Por meio de uma revisão narrativa de caráter qualitativo, buscou-se definir o perfil do Ser Mulher na agricultura familiar com o descritor "mulheres rurais" nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados materiais do período de publicação do ano de 2011 a 2016. Os materiais foram analisados por meio de análise de conteúdo resultando em duas categorias. Em "Ser mulher: uma construção autoral ou um destino a cumprir", identifica-se o ser mulher vinculado aos papeis de mãe, esposa e cuidadora, fruto de uma construção social. Por sua vez, "Mulheres agricultoras: sobre trabalho e parentalidade" trata das formas de trabalho não valorizadas vinculadas ao ser mãe e esposa. A partir do referencial da Logoterapia pode-se entender como constroem sentidos de vida e as alternativas de uma liberdade de sentido para uma escolha autêntica que promova saúde. A partir dessa compreensão, esperou-se possibilitar ao profissional da saúde reflexões que vislumbrem alternativas de intervenções logoterapêuticas para promoção de saúde e de existências mais plenas de sentido.

Keywords : Mulheres agricultoras; Logoterapia; Sentido de Vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License